Quais as diferenças entre as benzilpenicilinas?

     Se você já ficou intrigado com os diversos tipos de benzilpenicilinas disponíveis no mercado, junte-se ao clube! Hoje, vamos enumerar o...

    Se você já ficou intrigado com os diversos tipos de benzilpenicilinas disponíveis no mercado, junte-se ao clube! Hoje, vamos enumerar os principais tipos e explicar a diferença entre elas! As principais são:

  1. Benzilpenicilina cristalina ou potássica (sódica também disponível em alguns países) - Aricilina®;
  2. Benzilpenicilina procaína (benzilpenicilina associada à procaína) - Penkaron® (associada à potássica);
  3. Benzilpenicilina benzatina - Benzetacil®

    A estrutura básica das penicilinas é composta por um anel tiazolidínico ligado ao anel β-lactâmico e por uma cadeia lateral. Modificações na cadeia lateral são responsáveis por diferenças no espectro de ação entre as penicilinas.

    As primeiras penicilinas usadas na prática médica foram isoladas a partir do fungo do gênero Penicillium e são denominadas penicilinas naturais. As três penicilinas já mencionadas se enquadram nesse perfil e também podem ser também denominadas: penicilina G cristalina (ou potássica), penicilina G procaína e penicilina G benzatina.

    Todas atuam da mesma forma que os demais antibióticos betalactâmicos: inibindo a síntese da parede celular bacteriana através do bloqueio da síntese da camada de peptideoglicano da parede celular. Ao inibir a síntese da parede celular, que previne a lise osmótica da célula bacteriana, a bactéria morre.

- Diferenças farmacocinéticas

     As benzilpenicilinas possuem características farmacológicas diferentes, apesar de espectro de ação semelhante. A principal diferença está na farmacocinética! 

    A benzilpenicilina cristalina ou potássica atinge rápida elevação sérica que se mantém por curto período de tempo, já a benzilpenicilina procaína está associada a um anestésico, a procaína, com o objetivo de  promover vasoconstrição local e assim propiciar uma absorção mais lenta e níveis séricos mais duradouros. Por fim, a benzilpenicilina benzatina resulta da combinação de duas moléculas de penicilina com uma de NN' dibenziletilenodiamina (benzatina), que atua como estabilizador do princípio ativo e prolonga o tempo de absorção e liberação, sendo a versão com liberação mais lenta e prolongada (confira na imagem abaixo).

- Diferenças de via de administração

    Existem diferenças, ainda, na via de administração de cada tipo de penicilina. Abaixo, encontram-se as vias de administração possíveis tendo em vista as formulações registradas no Brasil.

  1. Benzilpenicilina cristalina ou potássica: via intravenosa (IV) e via intramuscular (IM).
  2. Benzilpenicilina procaína: IM.
  3. Benzilpenicilina benzatina: IM.
    Uma das principais utilizações da benzilpenicilina benzatina é na sífilis primária, secundária, latente recente e latente tardia. Já a cristalina é utilizada na neurossífilis (infecção do sistema nervoso central (SNC) pelo Treponema pallidum). Confira a tabela abaixo.


__________________________________

Referências:

SANTANA, Rodrigo C. USP. Penicilinas. Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3480716/mod_folder/content/0/1.%20Penicilinas%20Naturais.pdf?forcedownload=1>. Acesso em 05/10/2023.

AGROVET MARKET. Penicillin G: Sodium, Procaine, or Benzathine? Differences and clinical implications for your choice. Disponível em <https://blog.agrovetmarket.com/penicillin-g-sodium-procaine-benzathine/>. Acesso em 07/10/2023.

SECRETARIA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL. Esquema terapêutico para sífilis e controle de cura. Disponível em <https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201703/16152016-4-5-7-esquema-tto-sifilis.pdf>. Acesso em 07/10/2023.

COMENTÁRIO(S)

Nome

Curiosidade,18,Curso,1,Dica Rápida,6,Entretenimento,6,Estudo,16,Farmácia Clínica,2,Farmácia Hospitalar,6,Farmacoeconomia,1,Farmacologia,4,Filme,1,Manipulação,1,Metodologia da Pesquisa,1,Notícia,9,Notícia - Prática Profissional,9,Oportunidade,4,Podcast,1,Prática Profissional,10,Química,7,
ltr
item
Agonista: Quais as diferenças entre as benzilpenicilinas?
Quais as diferenças entre as benzilpenicilinas?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgf1zu0ixgqM9RiAmcMZMttGE3c_CkNSSb5vpTZY2TUkkalFURHvVr9RQntraFHMMd13cB_JeKPSXO2K1EfSw7yjD-zdAPaPxnD-E0XzDeov1npCmQNmCyBG2ilAQaUFoHZcBlk6tm9W5XR4HEgttr9RSOLhjjoerAmFOqRRe-l0EbeCktdjTakr5DFSI8d/s16000/Untitled.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgf1zu0ixgqM9RiAmcMZMttGE3c_CkNSSb5vpTZY2TUkkalFURHvVr9RQntraFHMMd13cB_JeKPSXO2K1EfSw7yjD-zdAPaPxnD-E0XzDeov1npCmQNmCyBG2ilAQaUFoHZcBlk6tm9W5XR4HEgttr9RSOLhjjoerAmFOqRRe-l0EbeCktdjTakr5DFSI8d/s72-c/Untitled.png
Agonista
http://www.agonista.com.br/2023/10/quais-as-diferencas-entre-as-benzilpenicilinas.html
http://www.agonista.com.br/
http://www.agonista.com.br/
http://www.agonista.com.br/2023/10/quais-as-diferencas-entre-as-benzilpenicilinas.html
true
3822062415465436411
UTF-8
Todas as postagens foram carregadas Não foi encontrada nenhuma postagem VISUALIZAR TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Visualizar tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ MARCADOR(ES) ARQUIVO FERRAMENTA DE BUSCA TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma postagem Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ TRANCADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o texto, por favor tente novamente Sumário