O que é a Rede de Atenção à Saúde (RAS)? Qual sua relação com a APS?

    A Rede de Atenção à Saúde (RAS) teve suas diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 4.279 de 30 de dezembro de 2010. O anexo contido na ...

    A Rede de Atenção à Saúde (RAS) teve suas diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 4.279 de 30 de dezembro de 2010. O anexo contido na portaria é bem completo e explica muito bem o que é a RAS e qual sua relação com a Atenção Primária à Saúde (APS). Então, caso queira se aprofundar no tema, recomendo a leitura. Esse artigo, portanto, será um resumo praticamente literal do conteúdo do anexo, recortando os assuntos que considero mais pertinentes, de modo que as perguntas do título deste artigo sejam respondidas.

O que é a RAS?

    A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

    Fundamenta-se na compreensão da APS como primeiro nível de atenção, enfatizando a função resolutiva dos cuidados primários sobre os problemas mais comuns de saúde e a partir do qual se realiza e coordena o cuidado em todos os pontos de atenção.

Baseia-se nos atributos:

  1. População e território definidos;
  2. Extensa gama de estabelecimentos de saúde;
  3. Atenção Primária em Saúde como primeiro nível de atenção e porta de entrada do sistema;
  4. Prestação de serviços especializados;
  5. Existência de mecanismos de coordenação, continuidade do cuidado e integração assistencial por todo o contínuo da atenção;
  6. Atenção à saúde centrada no indivíduo, na família e na comunidade;
  7. Sistema de governança único;
  8. Participação social ampla;
  9. Gestão integrada dos sistemas de apoio;
  10. Recursos humanos suficientes e competentes;
  11. Sistema de informação integrado;
  12. Financiamento tripartite;
  13. Ação intersetorial;
  14. Gestão baseada em resultado.

Qual o objetivo da RAS?

    Promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica.

O que são os pontos de atenção? Quais são?

    Os pontos de atenção a saúde são os espaços ou instituições onde se ofertam determinados serviços de saúde, que, quando conectadas, constituem a RAS. Todos os pontos são igualmente importantes e se diferenciam, apenas, pelas distintas densidades tecnológicas que os caracterizam.

    São exemplos de pontos de atenção à saúde: os domicílios, as unidades básicas de saúde, as unidades ambulatoriais especializadas, os serviços de hemoterapia e hematologia, os centros de apoio psicossocial, as residências terapêuticas, entre outros. Os hospitais podem abrigar distintos pontos de atenção à saúde: o ambulatório de pronto atendimento, a unidade de cirurgia ambulatorial, o centro cirúrgico, a maternidade, a unidade de terapia intensiva, a unidade de hospital/dia, entre outros.

Qual a relação da RAS com a APS?

    A Atenção Primária à Saúde é o centro de comunicação da RAS e tem um papel chave na sua estruturação como ordenadora da RAS e coordenadora do cuidado.

    Para cumprir este papel, a APS deve ser o nível fundamental de um sistema de atenção à saúde, pois constitui o primeiro contato de indivíduos, famílias e comunidades com o sistema, trazendo os serviços de saúde o mais próximo possível aos lugares de vida e trabalho das pessoas e significa o primeiro elemento de um processo contínuo de atenção.

    Deve exercer um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

    Cabe a APS integrar verticalmente os serviços que, normalmente são ofertados de forma fragmentada, pelo sistema de saúde convencional.

Baseia-se nos atributos:

  1. Primeiro Contato;
  2. Longitudinalidade;
  3. Integralidade;
  4. Coordenação;
  5. Centralidade na Família;
  6. Abordagem Familiar;
  7. Orientação Comunitária.

_________________________

Referências:

BRASIL. Portaria nº 4.279 de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF. 2010. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/anexos/anexos_prt4279_30_12_2010.pdf>.

COMENTÁRIO(S)

Nome

Curiosidade,20,Curso,1,Dica Rápida,6,Entretenimento,6,Estudo,17,Farmácia Clínica,2,Farmácia Hospitalar,6,Farmacoeconomia,1,Farmacologia,4,Filme,1,Manipulação,1,Metodologia da Pesquisa,1,Notícia,9,Notícia - Prática Profissional,9,Oportunidade,4,Podcast,1,Prática Profissional,10,Química,7,
ltr
item
Agonista: O que é a Rede de Atenção à Saúde (RAS)? Qual sua relação com a APS?
O que é a Rede de Atenção à Saúde (RAS)? Qual sua relação com a APS?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglxkaUUjDMMMJMetNHjNmANKWPh-XlekY1mdtraxnvzbBMJaIbshtL4qUaJkzOC_mTX9LtVquKZIujxq-N0SfvdlSJ9GVCeyKpw4KWLuT9IbzJNq66zps1LfiOCvyDyWVCIqlNFj_IjQ8o-gU2GZjrrLOHXtk4QwRstwnN9yriHsoiBax80Va9S_xiNYdQ/w640-h214/rede.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglxkaUUjDMMMJMetNHjNmANKWPh-XlekY1mdtraxnvzbBMJaIbshtL4qUaJkzOC_mTX9LtVquKZIujxq-N0SfvdlSJ9GVCeyKpw4KWLuT9IbzJNq66zps1LfiOCvyDyWVCIqlNFj_IjQ8o-gU2GZjrrLOHXtk4QwRstwnN9yriHsoiBax80Va9S_xiNYdQ/s72-w640-c-h214/rede.png
Agonista
http://www.agonista.com.br/2023/10/o-que-e-ras-qual-sua-relacao-com-aps.html
http://www.agonista.com.br/
http://www.agonista.com.br/
http://www.agonista.com.br/2023/10/o-que-e-ras-qual-sua-relacao-com-aps.html
true
3822062415465436411
UTF-8
Todas as postagens foram carregadas Não foi encontrada nenhuma postagem VISUALIZAR TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Visualizar tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ MARCADOR(ES) ARQUIVO FERRAMENTA DE BUSCA TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma postagem Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ TRANCADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o texto, por favor tente novamente Sumário